15 janeiro 2016
Pessimismo é um aliado ao se abrir uma empresa
A primeira coisa que você tem a fazer para abrir uma pequena empresa, é procurar por uma atividade que lhe agrade, pois fazer algo que detesta não trará o desejado sucesso.
Escolhido o ramo, agora não tenha pressa. Pesquise, pesquise e pesquise. Não vá no impulso, entrando de cabeça. Pondere tudo sem agir com a emoção.
Planeje, calcule e calcule. Faça a conta do que você quer gastar, do que pode gastar e do que não pode gastar. Muita gente vai ao fracasso rapidinho por não fazer todos estes cálculos. Seja pessimista! Isto mesmo! Desaprenda a regra de que precisa ser otimista para que as coisas deem certo. Isto é conversa de livros de auto-ajuda e servem para quem está desanimado na vida e não para quem está planejando abrir sua própria empresa! Para ser um empreendedor de sucesso, você precisa ser racional, frio e desconfiar de tudo. Principalmente da conversa de vendedor de máquina ou de ponto comercial que diz que você vai ganhar horrores com aquela oportunidade... (se fosse realmente ganhar tanto, porque o sujeito estaria se desfazendo desta oportunidade ao invés de aproveitá-la?).
Então seja pessimista e calcule uma hipótese negativa de trabalhar 6 meses sem ganhar NADA! Se no seu cálculo sobrar um dinheirinho na poupança ou se o seu atual salário cobrir suas despesas pessoais e mais as do novo negócio depois de passar seis meses no zero lucro, então pode fazer o negócio! Pouca gente prevê situações que acontecem fora do planejado ou imaginam que basta abrir uma porta de loja para que entrem centenas de pessoas por dia e todas elas concluam uma compra. Pensando assim negativamente, o pouco que entrar de lucro nos primeiros meses será motivo de comemoração e não de preocupação com as contas vindouras.
0 comentários:
Postar um comentário